Diálise

Diálise

A Clínica Cirúrgica Savassi oferece duas modalidades de tratamento para a insuficiência renal: a Diálise peritoneal e o Transplante renal.

A Diálise é um procedimento de substituição da função renal e que deve ser utilizado sempre que houver falha aguda no funcionamento dos rins, independente da causa. Quando um paciente desenvolve subitamente a falha renal, sua produção de urina em geral diminui e o animal começa a manifestar sinais como prostração, vômito, diarreia e inapetência. Nestes casos, há risco de vida significativo, principalmente se não forem adotadas medidas de substituição da função renal, como a diálise peritoneal.

Para a realização do procedimento, deve-se, inicialmente, implantar cirurgicamente o cateter de diálise. Em seguida, inicia-se os ciclos de irrigação e drenagem da solução dialítica da cavidade peritoneal, várias vezes ao dia, até que a função renal se normalize e a causa da injúria renal seja tratada.

Nos casos em que os rins não recuperam sua função e o paciente piora gradativamente, surgem outras alterações como anemia e perda de peso, Inicia-se então o estágio chamado de insuficiência renal crônica. Nesta fase, quando os resultados do tratamento clínico não se mostram satisfatórios, existe a possibilidade de se tentar a substituição definitiva da função renal, realizando-se um Transplante Renal.

Para a realização do transplante, os rins naturais do individuo são mantidos e um terceiro órgão é implantado na região da fossa ilíaca.

No caso dos cães, o doador deve ser, obrigatoriamente, parente próximo do receptor. No caso dos gatos, basta que os animais tenham mesmo tipo sanguíneo para que o procedimento seja realizado. Nas duas espécies, o paciente tem que receber medicações de imunossupressão pelo resto da vida.

As chances de sucesso do Transplante giram em torno de 75% nos felinos e 40% nos cães, estando a maior parte das complicações relacionadas à rejeição ao órgão transplantado.